Planos e preços do 4G no Brasil
http://tecnoblog.net/130948/4g-planos-e-precos/
Finalmente o
4G chegou ao Brasil. Maio foi o mês em que as operadoras lançaram oficialmente suas respectivas redes de quarta geração nas seis cidades-sede da Copa das Confederações – até porque a Anatel e a
Fifa decidiram dessa forma. Algumas operadoras aproveitaram a ocasião para anunciar coberturas, ainda que parciais, também em outras cidades, como São Paulo, Recife e Porto Alegre.
Saiba neste artigo mais sobre como a nova tecnologia está mudando a telefonia móvel brasileira.
Qual é a velocidade do 4G?
Você pode perceber que nenhuma operadora destaca em site oficial qual é a velocidade da conexão. O máximo que você irá encontrar é uma afirmação de que a conexão é “até dez vezes mais rápida” do que o atual 3G que está aí, no seu celular. Entretanto, os contratos de todas as quatro operadoras destacam que a velocidade máxima nominal é de 5 Mbps – valor bem abaixo do que é perfeitamente possível conseguir nas atuais redes HSPA+ instaladas no país.
Todas as operadoras responderam ao Tecnoblog que a velocidade nominal (a do contrato) não representa necessariamente a velocidade que o cliente vai atingir ao usar o celular ou o modem. É perfeitamente possível que a conexão seja mais veloz do que o especificado.
O que motivou as operadoras a estabelecer tal velocidade mínima é a pressão que a Agência Nacional de Telecomunicações está fazendo para que as operadoras cumpram a velocidade contratada: atualmente, por determinação da agência, a operadora deve garantir pelo menos 20% da banda contratada. Essa porcentagem
irá aumentar ao longo dos próximos anos – será de 80% em dezembro de 2014. E essa é uma prática que iremos encontrar não apenas na internet móvel. Dentro de algum tempo, também estará presente nos serviços de banda larga fixa.
Enquanto esse futuro não chega, confira os planos de cada operadora para o 4G LTE, tendo como base os dados dispostos nos respectivos sites em maio de 2013, considerando-se a cidade do Rio de Janeiro.